O Enduro

Enduro a Pé ou Trekking de Regularidade é um rally de regularidade constituído de provas, onde se devem percorrer trilhas pré-estabelecidas em planilhas que fornecem informações com figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e distâncias dos trechos do percurso.

Os desenhos ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Esses desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, porteiras, construções, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto e a distância de cada trecho em metros.

As equipes utilizam equipamentos como bússola, calculadora, Palm Top, equipamentos digitais ou mecânicos para contabilizar passos durante a prova. Não podendo fazer o uso de equipamentos capazes de medir distâncias como canetas laser, ultra-som, trenas, réguas, GPS, entre outros. Também é proibido o uso de aparelhos ou recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, internet, dentre outros.

Para a verificação da regularidade é utilizado os Postos de Controle - também conhecidos como PCs - posicionados aleatoriamente ao longo do percurso. Os postos de controle operam da seguinte forma:
  • Organizadores da prova, registram o horário de passagem da equipe.
Os PCs podem ser dos seguintes tipos:
  • Tempo: registram o horário de passagem da equipe.
  • Virtual: a equipe deve informar a distância entre uma determinada referência do percurso e o ponto onde se encontra este PC.
  • Roteiro: verifica se a equipe cumpriu precisamente o trajeto especificado na planilha.
Formação da Equipe


As equipes podem ter de 3 até 6 membros que desempenham principalmente, mas não se limitando, a uma das seguintes atividades:
  • Navegação: interpretação e localização das referências informadas na planilha fornecida pela organização.
    Cálculo: realização das contas necessárias para que a equipe se mantenha na velocidade média exigida pela planilha e cronometragem do tempo utlizado para cumprir cada trecho do percurso.
  • Contagem de passos: determinação da distância percorrida e da velocidade ideal da caminhada. Também cabe ao contador de passos juntamente com calculista controlar a velocidade das passadas, isto é, a velocidade média.
O Participante


Qualquer pessoa pode participar de uma prova, onde não é necessário um preparo físico especial, basta apenas gostar de caminhar e apreciar a natureza.