quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Local da 2ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2001

Conheça um pouco mais da região que será realizada a 2ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO de Enduro de Regularidade 2011.
Sabemos que muitos de vocês conhecem Vilas do Atlântico, mas, passarão a conhecer um pouquinho mais desse local maravilhoso, porém, deixaremos os "mínimos detalhes" para conhecerem no dia dessa etapa, que será realizada no dia 23 de outubro de 2011. Se mostramos tudo, perde a graça, então, vão se preparando para esse grande evento.

lauro
Lauro de Freitas enfeita o litoral norte da Bahia. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Lauro de Freitas é um dos municípios baianos que não são muito conhecidos pela sua sede, local de comércio e indústria, mas que encanta por seu belo litoral. Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho fazem parte da lista das praias mais visitadas por soteropolitanos e turistas. O motivo é simples. Paisagem bonita, com infra-estrutura de ponta, fácil acesso, mar com piscinas naturais para um banho relaxante e trechos excelentes para a prática de esportes náuticos. Tudo isso bem pertinho de Salvador.

barcos

Barcos e Kitesrf em Buraquinho. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

É também no Rio Joanes que se encontra o Terminal Mãe Mirinha, um dos principais cartões postais da cidade. As mesinhas dos bares, distribuídas debaixo das árvores com vista para o rio, dão o tom de tranqüilidade ao local. A infra-estrutura de restaurantes oferece desde a típica culinária regional, a pratos da cozinha alemã, pizzarias e iguarias caseiras. Quem quiser, pode aproveitar para fazer um delicioso passeio de barco ao longo do rio, com destino à Praia de Buraquinho. 

Praias


vilas

Praia de Vilas do Atlântico. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Vilas do Atlântico era inicialmente um pequeno condomínio de veraneio que se tornou o bairro com melhor infra-estrutura no município, bastante frequentado pela classe média e alta de Salvador. A orla de seis quilômetros de extensão, com excelentes condições de banho, é enfeitada por coqueirais e jardins. As aconchegantes barracas de praias proporcionam conforto ao turista. O calçadão, local perfeito para um passeio de bicicleta ou uma caminhada no final de tarde, completa o cenário.

buraquinho

Praia de Buraquinho. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Buraquinho é a última das praias de Lauro de Freitas. Delimitada ao norte pelo rio Joanes, o local oferece banho de mar e de rio, em local bastante urbanizado, com  quiosques padronizados. O local, que já foi um movimentado porto de jangadas de pescadores, tem infra-estrutura com ciclovia e opções de lazer para toda a família.







quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2ª ETAPA DO CIRCUITO ENDURO BAIANO 2011

Oficialmente está lançado o cartaz da 2ª ETAPA DO CIRCUITO ENDURO BAIANO 2011, onde a Equipe Déa da Mata será responsável pela montagem da prova, que acontecerá no belíssimo bairo de Vilas do Atlântico. Fiquem atentos as muitas novidades que divulgaremos até a data da prova, que será acontecerá no dia 23/10/2011.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Corrida de Aventura X Enduro de Regularidade

Existem hoje inúmeros esportes radicais que podem ser praticados Brasil à fora. Alguns dependem de sofisticados equipamentos e pesado investimento outros são mais simples e dependem essencialmente de força e resistência.

De qualquer modo, os esportes considerados radicais, ganham cada vez mais adeptos.

Falaremos de dois em especial, ambos tem na sua essência o contato direto com a natureza, florestas, rios e pedras pelo caminho e sem dúvida são os que mais gastam sola de sapato uma vez que para ambos, caminhar sempre em frente é essencial.

Desse modo, você conhecerá a origem e o significado da palavra "Trekking" e poderá entender a diferença entre essas duas distintas modalidades de esportes radicais.

O que é Trekking?

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul .

O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.

Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers.

Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo.

O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, ou de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento. (Beck, 1994).

Fonte: http://trilhaape.com.br

O que é Corrida de Aventura?

Corrida de Aventura é um rali humano, uma prova de um a vários dias ininterruptos em que equipes mistas de três a cinco integrantes devem utilizar habilidades específicas para cumprir etapas de trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel, ascensão e tirolesa), cavalgada, alpinismo, natação, canoagem, vela e rafting orientados por mapas e bússolas.

Cada equipe administra os horários de parada para descanso, dormida e alimentação. Vence a equipe que se deslocar unida mais rapidamente passando pelos postos de controle previamente estabelecidos pela organização da prova.

É uma mistura de expedição e competição cruzando os locais mais inóspitos da Terra. Mais do que preparo físico, essas corridas exigem conhecimento técnico apurado, estratégia, controle emocional, espírito de equipe e amor à natureza. Aos olhos dos competidores é um teste de resistência física e psicológica. Aos olhos dos espectadores é pura loucura.

No Brasil, as corridas de aventura vêm despertando a atenção de atletas, expedicionários e profissionais de várias áreas nos últimos anos, sendo considerado o esporte que mais cresce no país atualmente. Hoje, o Brasil conta com a única prova sul-americana no Circuito Mundial de Corridas de Aventura, a Expedição Mata Atlântica (EMA), a mais importante competição nacional do gênero, com um percurso de cerca de 450 km. Além da EMA, os Circuitos Brasileiro e Nordestino de Corridas de Aventura, o Reebok/Swatch Ecomotion Circuit e corridas independentes, como a Rio-Eco, arrastam centenas de aventureiros nacionais e internacionais por todo o país, cruzando algumas das mais belas regiões brasileiras.

Fonte: http://cariocadventure.com.br

O que é Enduro a Pé ou Trekking de Regularidade?

O esporte surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking).

A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas,etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido pelo diretor de prova.

Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distancias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

O trekking de regularidade se tornou uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas.

Muitas famílias também participam, fazendo do dia da prova um evento para estreitar ainda mais os laços familiares.

Hoje o trekking de regularidade possui diversas competições espalhadas pelo Brasil, e a partir de 1998, surgiu a LINEP (Liga Nacional de Enduro a Pé), instituição sem fins lucrativos que tenta unificar e organizar a competição pelo país.

Por se tratar de uma competição de regularidade, considera-se vencedora a equipe que for mais precisa em relação à velocidade média ideal, e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos de passagem pelos postos de controle colocados no percurso.

A perda de um destes postos de controle implica em penalização para a equipe que o perdeu. Os pontos são computados da seguinte forma: a cada segundo adiantado, há uma penalização de 2 pontos, e a cada segundo atrasado, uma penalização de 1 ponto.

Fonte: http://trilhaape.com.br

Por Flávio Aguiar  - Equipes Latitude Zero e SuperAção

Fonte: http://www.solobr.com/