terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Gear Junkie: melhores equipamentos de 2011


The Gear Junkie
 Gear Junkie: melhores equipamentos de 2011

Da América do Sul aos Alpes austríacos, com algumas paradas em minha casa, nos EUA, o ano de 2011 foi cheio de aventuras para a galera da equipe Gear Junkie. Para celebrar o ano, decidimos premiar os dez melhores equipamentos de 2011, devidamente testados e aprovados por nós.



1. Barracas individuais e duplas Sea to Summit – Quando uma empresa começa a pensar -- e pesar -- suas barracas em gramas, não em quilos, você pode ter certeza que o termo “ultraleve” atingiu um novo patamar. E esse é o caso das barracas minimalistas da marca Sea to Summit, que ficam a meio caminho entre uma barraca convencional e um saco bivaque. Seus produtos pesam, por exemplo, 625 gramas (tenda individual) e 846 grama (tenda dupla). E todas ficam bem compactas quando desmontadas.

 
2 . Minimus Trail da New Balance –
Esse tênis segue a tendência atual dos calçados minimalistas. Mesmo com mais de uma dezena de tênis similares testados neste ano, o Minimus de destacou. Laranja e com tecido telado, o tênis vive sendo confundido com uma sapatilha aquática. Porém ele encara uma corrida como qualquer fera  terrestre, com uma rede de pontos texturizados em sua sola que se prende ao terreno com firmeza. 

3. Bastões de trekking Z-Pole da Black Diamond –
Finos, leves e incrivelmente fáceis de guardar na mala quando dobrados, esses modernosos bastões de caminhada mostraram serviço em trekkings e escaladas mundo afora. Com hastes de fibra de carbono, cada Z-Pole pesa menos que 150 gramas, cerca de metade dos bastões “ultraleves” normais.




4 . Bivaque SOL Escape Bivvy – A Adventure Medical Kits chama sua nova capa de saco de dormir de um “bivaque transpirável da era espacial”. Eu testei esse produto ultraleve em viagens para Utah, nos EUA, e me apaixonei por seu material crespo e refletor, que rechaça o calor do corpo ao mesmo tempo que permite a transpiração (para que não fique tudo pegajoso do lado de dentro).





5. Jaqueta Centrifuge da Outdoor Research – Minha primeira escolha para atividades em climas mais frio, como corrida em trilhas no inverno e esqui cross-country. O caimento e a sensação da Centrifuge parece mais com as de uma camiseta – a parte da frente tem um tecido que corta o vento, mas a parte de trás (onde o corpo humano mais sua) possui um tecido fino e permeável ao ar.










6. Fones de Ouvido para Exercício da Yurbuds – As pontas emborrachadas dos fones de ouvido que carregam o nome da empresa, Yurbuds, se espremem e se “fixam” no lugar graças a um material de silicone que se prende e se molda à forma da sua orelha. Durante meus testes, os fones não caíram nem uma vez.




7. Óculos TERREX FAST da Adidas – Um óculos único. Lentes permutáveis, hastes sem parafusos e presilhas de nariz removíveis de nariz que se encaixam em aros de inserção RX são belos toques. Para fechar o conjunto, os óculos podem ser configurados para uso no inverno com uma tira elástica e um aro removível de espuma.
8. Lanterna de cabeça Fenix HP-11 – Com um LED de 277 lúmen (bem claro!), dava para descer as trilhas de mountain bike a toda velocidade com essa luz ligada. Sua bateria dura cerca de 4 horas no facho mais forte, ou cerca de 25 horas no facho mais suave. A lanterna de cabeça é à prova d’água, resistente e (a melhor parte) custa só US$ 65.




9. Roupa de Corrida EXO Sensifit da Salomon – Você pode ficar parecendo o Homem-Aranha correndo com essas roupas, mas as vestimentas de compressão da Salomon, que vêm em forma de um short, uma camiseta e protetores de tornozelos, compensam os olhares estranhos que você recebe. Eu adorei a camada superior em forma de teia emborrachada e o tecido colante – ela segura os músculos com firmeza, mas ao mesmo tempo permite liberdade de movimento enquanto você corre pela trilha com cara de super-herói.








10. Garrafinha Purificador Purist da Specialized  – Custa só US$ 8, mas oferece um enorme upgrade na categoria das caramanholas: uma camada interna de dioxide de silício cria uma baixa tensão superficial na qual os contaminantes não conseguem se fixar com facilidade. A garrafa é fácil de ser transportada, e descobri que se pode passar de bebidas energéticas para água sem a garrafa ficar com gostos ou cores residuais.


-- Stephen Regenold é o editor e fundador da GearJunkie.com.


Fonte: site da Revista Go Outside
 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RESULTADOS DA 3ª ETAPA - FAZENDA REAL

Parabéns à todos que abrilhantaram a 3ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2011 - Fazenda Real, e aos vencedores dessa prova.

Foi uma bela etapa cheia de sobes e desces nas diversas ladeiras, bastante lama para os sapatos e um belo visual por onde passava, mas, aí está o resultado.

Em breve as fotos e o Ranking Geral das etapas realizadas no ano de 2011.

sábado, 19 de novembro de 2011

RANKING DE LARGADA - 3ª ETAPA - FAZENDA REAL

Olá, Enduristas Baianos!

Aí está o link do RANKING DE LARGADA da 3ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2011 - Etapa Fazenda Real. É só clicar e ver a ordem de largada. Não esqueçam da PROVA SOCIAL!

Boa Sorte e até amanhã na largada!

Ranking de Largada da 3ª Etapa 2011 - Fazenda Real

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Olá, Enduristas Baianos!

Aí está a tão esperada planilha de navegação da 3ª etapa, então, é pegar a calculadora e começar os cálculos. É só clicar nos links abaixo.

Capa da Planilha de Navegação da 3ª Etapa 2011 - Fazenda Real

Planilha de Navegação da 3ª Etapa 2011 - Fazenda Real

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MAIS INFORMAÇÕES DA 3ª ETAPA - FAZENDA REAL

Esse é o mapa de como chegar no local onde será realizada a 3ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2011, que acontecerá na FAZENDA REAL, no município de Simões Filho-BA.

As informações abaixo e o mapa, foram tiradas do site da FAZENDA REAL SALVADOR

COMO CHEGAR:

PARTINDO DE SALVADOR SENTIDO FEIRA DE SANTANA, PELA BR 324 A APROXIMADAMENTE 29KM DO SHOPPING IGUATEMI, ACESSE O PRIMEIRO RETORNO A DIREITA E CHEGA-SE A PORTARIA DO FAZENDA REAL RESIDENCE.


Além do mapa, vejam também as fotos do local de onde será a largada, além de mostrar o estacionamento e um parquinho, então, vai ter diversão garantida para os filhotes. Vejam também o vídeo que está muito engraçado e é nesse trecho que todos irão passar, então, preparem os tênis.



terça-feira, 15 de novembro de 2011

BRIEFING ELETRÔNICO DA 3ª ETAPA 2011

15/11/2011
BRIEFING ELETRÔNICO

CIRCUITO ENDURO BAIANO DE ENDURO A PÉ

3ª Etapa – Fazenda Real – Simões Filho/BA

INFORMAÇÕES DO LOCAL DO EVENTO

Local de Largada e Chegada – Fazenda Real Residence é um condomínio fechado. O local onde acontecerá a 3ª etapa do Circuito ENDURO BAIANO de Enduro a Pé, possui uma infra-estrutura básica para atender os competidores e familiares, possuindo um local coberto com mesas, cadeiras e sanitários, não havendo estrutura de bar.

Estacionamento – Amplo estacionamento em uma área próximo ao local de largada. Haverá controle de acesso ao condomínio, precisando apenas se identificar com o nome na portaria e informar que participará do ENDURO BAIANO.

INFORMAÇÕES DA ETAPA FAZENDA REAL

Planilhas – As planilhas de navegação serão divulgadas no blog do ENDURO BAIANO http://endurobaiano.blogspot.com/ até a quinta-feira (17/11).

Check-in – Deverá ser feito com meia hora de antecedência do horário de largada de sua equipe, que será divulgado no blog do ENDURO BAIANO http://endurobaiano.blogspot.com/ no sábado (19/11).

Prova Social – Toda equipe deverá levar um pacote de fralda geriátrica, para ser entregue na hora do check-in de sua equipe. O não cumprimento dessa tarefa acarretará para a equipe a penalização de 500 (quinhentos) pontos perdidos, conforme Regulamento do ENDURO BAIANO, descrito nos Capítulo 3, item 7 e Capítulo 8, item 5. Essas fraldas serão entregue ao Abrigo São Francisco em Camaçari/BA.

INFORMAÇÕES DE TRILHAS E PERCURSO EM GERAL

A prova acontecerá dentro da Fazenda Real Residence, passando por trilhas de mata atlântica, mata nativa, estradões e algumas subidas e descidas ao longo do percurso.

Dificuldade Física – Com relação à exigência e dificuldade física é uma prova médio-baixa dificuldade. Os competidores devem se preocupar com a hidratação e também com a exposição do sol, que aumentam a dificuldade. O importante é sempre respeitar os limites de cada um e em caso de necessidade pedir apoio aos monitores de trilha. Antes e depois da prova é recomendável que todos façam aquecimento e alongamento.

Dificuldade Técnica – Será uma prova considerada médio-baixa com PCs estrategicamente posicionados, trechos com bússola e mudanças constante de velocidades.

Previsão do Tempo – A previsão para o dia da prova (20/11) na região de Simões Filho é de Sol com algumas nuvens. Não chove. Temperatura Mínima 22°C e Máxima 29°C (informações do site Climatempo).

CUIDADOS ESPECIAIS DA ETAPA

Trechos com vegetação – Aconselhamos o uso de calça comprida, leve e confortável (tipo tactel) ou legging, que protege de arranhões e seca mais rápido, além de camisa de manga comprida, que também seja leve, confortável e de secagem rápida.

Trechos descobertos (exposição ao sol) – A prova passa por muitos trechos descobertos (sem sombra), por isso, aconselhamos o uso de protetor solar e também o uso de boné ou chapéu, além de beber bastante água (antes, durante e após a prova).

Hidratação – Os participantes devem se preocupar com a hidratação, respeitar seu limite físico e de seus colegas da equipe. Todas as equipes devem largar com pelo menos uma garrafa/squeeze de água por integrante. A Organização disponibilizará água apenas na Largada/Chegada e no Neutro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Distância / Tempo de Percurso Aproximado – 7 Km / 2h30

Lembrando que a dificuldade física tem várias influências, além das condições climáticas do dia da prova, podendo ser influenciada pelas dificuldades técnicas e de navegação (ex.: recuperar atrasos, erros de caminho, correr em subidas, etc.).

AULA DE NAVEGAÇÃO

Data / Hora – 19/11 (sábado) – 8h30

Local – Parque de Pituaçú – na entrada principal (orla), próximo a escultura que é uma hélice.

Os interessados na aula, enviar um e-mail para José Victorino (Catatau) josevictorino2002@yahoo.com.br confirmando a sua presença.



ENDURO BAIANO

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

3ª ETAPA - FAZENDA REAL - FOTOS E VÍDEO

Vocês que estavam curiosos para saber como é o terreno da próxima etapa, então, vejam aí nas primeiras fotos e no primeiro vídeo do local da prova. Se tiver com chuva, penso que vai ser bem melhor. Divirtam-se assistindo o vídeo e não esqueçam que a etapa acontecerá no dia 20/11.

Fotos/Vídeo: Os Impossíveis



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

3ª ETAPA DO CIRCUITO BAIANO 2011 - DIA 20/11

Para quem estava curioso para saber onde acontecerá a 3ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2011 de Enduro a Pé de Regularidade, aí está o vídeo e o cartaz do evento. O vídeo foi produzido pelo empreendimento FAZENDA REAL, que fica localizada na região de Simões Filho-BA. Dessa vez a Equipe OS IMPOSSÍVEIS estará no comando da realização dessa prova. Mais detalhes serão divulgados até o dia do evento, que acontecerá no dia 20/11. Contamos com a presença de todos!



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RESULTADOS DA 2ª ETAPA - VILAS DO ATLÂNTICO

Parabéns à todos os participantes, aos parceiros, ao pessoal da Déa da Mata bela belíssima prova e aos VENCEDORES.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Planilha de Navegação em PDF - 2ª Etapa - Vilas do Atlântico

As planilhas deverão serem impressas pelas Equipes, pois, a Organização não entregará nenhuma planilha no dia da prova.

Esses são os cinco links das planilhas que estão no formato PDF.

Capa e Legendas
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2i0dkyrChfVYTQzYjE0YzItNmFmMi00Yjk5LTlkNWItZTBmMzdmZDA1NjA3&hl=en

Trecho 01 ao 13
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2i0dkyrChfVM2JkMmJlYjMtOTY0MC00MjhjLTkxYTQtYjA0ZjY4NzkwOTZl&hl=en

Trecho 14 ao 23
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2i0dkyrChfVZTc4MzM1ZGQtN2U0NS00NmE2LWFlNjQtZGUyMGMyM2MwMzU2&hl=en

Trecho 24 ao 31
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2i0dkyrChfVMTQxMjUwMjgtZmJmNS00NzMxLTgzZTYtOTQxZDUwMWE0MzI5&hl=en

Trecho 32 ao 35
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2i0dkyrChfVYjg4MGE3Y2ItMzc1ZS00ZDU4LWE2MGUtNTRiM2YzNWI2NjU5&hl=en

Aula de Navegação - 2ª Etapa 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Local da 2ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO 2001

Conheça um pouco mais da região que será realizada a 2ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO de Enduro de Regularidade 2011.
Sabemos que muitos de vocês conhecem Vilas do Atlântico, mas, passarão a conhecer um pouquinho mais desse local maravilhoso, porém, deixaremos os "mínimos detalhes" para conhecerem no dia dessa etapa, que será realizada no dia 23 de outubro de 2011. Se mostramos tudo, perde a graça, então, vão se preparando para esse grande evento.

lauro
Lauro de Freitas enfeita o litoral norte da Bahia. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Lauro de Freitas é um dos municípios baianos que não são muito conhecidos pela sua sede, local de comércio e indústria, mas que encanta por seu belo litoral. Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho fazem parte da lista das praias mais visitadas por soteropolitanos e turistas. O motivo é simples. Paisagem bonita, com infra-estrutura de ponta, fácil acesso, mar com piscinas naturais para um banho relaxante e trechos excelentes para a prática de esportes náuticos. Tudo isso bem pertinho de Salvador.

barcos

Barcos e Kitesrf em Buraquinho. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

É também no Rio Joanes que se encontra o Terminal Mãe Mirinha, um dos principais cartões postais da cidade. As mesinhas dos bares, distribuídas debaixo das árvores com vista para o rio, dão o tom de tranqüilidade ao local. A infra-estrutura de restaurantes oferece desde a típica culinária regional, a pratos da cozinha alemã, pizzarias e iguarias caseiras. Quem quiser, pode aproveitar para fazer um delicioso passeio de barco ao longo do rio, com destino à Praia de Buraquinho. 

Praias


vilas

Praia de Vilas do Atlântico. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Vilas do Atlântico era inicialmente um pequeno condomínio de veraneio que se tornou o bairro com melhor infra-estrutura no município, bastante frequentado pela classe média e alta de Salvador. A orla de seis quilômetros de extensão, com excelentes condições de banho, é enfeitada por coqueirais e jardins. As aconchegantes barracas de praias proporcionam conforto ao turista. O calçadão, local perfeito para um passeio de bicicleta ou uma caminhada no final de tarde, completa o cenário.

buraquinho

Praia de Buraquinho. Foto: João Raimundo - DECOM Lauro de Freitas

Buraquinho é a última das praias de Lauro de Freitas. Delimitada ao norte pelo rio Joanes, o local oferece banho de mar e de rio, em local bastante urbanizado, com  quiosques padronizados. O local, que já foi um movimentado porto de jangadas de pescadores, tem infra-estrutura com ciclovia e opções de lazer para toda a família.







quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2ª ETAPA DO CIRCUITO ENDURO BAIANO 2011

Oficialmente está lançado o cartaz da 2ª ETAPA DO CIRCUITO ENDURO BAIANO 2011, onde a Equipe Déa da Mata será responsável pela montagem da prova, que acontecerá no belíssimo bairo de Vilas do Atlântico. Fiquem atentos as muitas novidades que divulgaremos até a data da prova, que será acontecerá no dia 23/10/2011.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Corrida de Aventura X Enduro de Regularidade

Existem hoje inúmeros esportes radicais que podem ser praticados Brasil à fora. Alguns dependem de sofisticados equipamentos e pesado investimento outros são mais simples e dependem essencialmente de força e resistência.

De qualquer modo, os esportes considerados radicais, ganham cada vez mais adeptos.

Falaremos de dois em especial, ambos tem na sua essência o contato direto com a natureza, florestas, rios e pedras pelo caminho e sem dúvida são os que mais gastam sola de sapato uma vez que para ambos, caminhar sempre em frente é essencial.

Desse modo, você conhecerá a origem e o significado da palavra "Trekking" e poderá entender a diferença entre essas duas distintas modalidades de esportes radicais.

O que é Trekking?

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul .

O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.

Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers.

Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo.

O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, ou de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento. (Beck, 1994).

Fonte: http://trilhaape.com.br

O que é Corrida de Aventura?

Corrida de Aventura é um rali humano, uma prova de um a vários dias ininterruptos em que equipes mistas de três a cinco integrantes devem utilizar habilidades específicas para cumprir etapas de trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel, ascensão e tirolesa), cavalgada, alpinismo, natação, canoagem, vela e rafting orientados por mapas e bússolas.

Cada equipe administra os horários de parada para descanso, dormida e alimentação. Vence a equipe que se deslocar unida mais rapidamente passando pelos postos de controle previamente estabelecidos pela organização da prova.

É uma mistura de expedição e competição cruzando os locais mais inóspitos da Terra. Mais do que preparo físico, essas corridas exigem conhecimento técnico apurado, estratégia, controle emocional, espírito de equipe e amor à natureza. Aos olhos dos competidores é um teste de resistência física e psicológica. Aos olhos dos espectadores é pura loucura.

No Brasil, as corridas de aventura vêm despertando a atenção de atletas, expedicionários e profissionais de várias áreas nos últimos anos, sendo considerado o esporte que mais cresce no país atualmente. Hoje, o Brasil conta com a única prova sul-americana no Circuito Mundial de Corridas de Aventura, a Expedição Mata Atlântica (EMA), a mais importante competição nacional do gênero, com um percurso de cerca de 450 km. Além da EMA, os Circuitos Brasileiro e Nordestino de Corridas de Aventura, o Reebok/Swatch Ecomotion Circuit e corridas independentes, como a Rio-Eco, arrastam centenas de aventureiros nacionais e internacionais por todo o país, cruzando algumas das mais belas regiões brasileiras.

Fonte: http://cariocadventure.com.br

O que é Enduro a Pé ou Trekking de Regularidade?

O esporte surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, por amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking).

A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas,etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido pelo diretor de prova.

Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distancias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

O trekking de regularidade se tornou uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas.

Muitas famílias também participam, fazendo do dia da prova um evento para estreitar ainda mais os laços familiares.

Hoje o trekking de regularidade possui diversas competições espalhadas pelo Brasil, e a partir de 1998, surgiu a LINEP (Liga Nacional de Enduro a Pé), instituição sem fins lucrativos que tenta unificar e organizar a competição pelo país.

Por se tratar de uma competição de regularidade, considera-se vencedora a equipe que for mais precisa em relação à velocidade média ideal, e perder menos pontos na contagem final, depois de apurados os tempos de passagem pelos postos de controle colocados no percurso.

A perda de um destes postos de controle implica em penalização para a equipe que o perdeu. Os pontos são computados da seguinte forma: a cada segundo adiantado, há uma penalização de 2 pontos, e a cada segundo atrasado, uma penalização de 1 ponto.

Fonte: http://trilhaape.com.br

Por Flávio Aguiar  - Equipes Latitude Zero e SuperAção

Fonte: http://www.solobr.com/

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CARTAZ DA 1ª ETAPA DO CIRCUITO ENDURO BAIANO - SAUÍPE DAVENTURA

Mais informações e como fazer sua inscrição na 1ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO - SAUÍPE DAVENTURA, você encontra clicando AQUI. 

sábado, 23 de julho de 2011

1ª ETAPA - ENDURO SAUÍPE DAVENTURA

Essas são algumas da informações da 1ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO - SAUÍPE DAVENTURA, e para todas as informações referente a essa prova, é só clicar aqui

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TREINAMENTO PARA 1ª ETAPA DO ENDURO BAIANO

As meninas da Equipe Fênix já começaram a treinar para a 1ª Etapa do Circuito ENDURO BAIANO de Enduro a Pé 2011, que será realizado em Sauípe em parceria com a Daventura. O treino delas foi nesse final de semana na Corrida de Rua ADIDAS INVERNO. Não sabemos a colocação, mas, quando elas, Sônia Aquino e Márcia Landeiro nos informarem, estaremos divulgando aqui no blog. Valeu meninas da Fênix!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AÇAÍ, SEMPRE NA MODA

Preferido nas academias, ele deve ser consumido com cuidado por quem malha

Ele virou moda nas academias. Não para ser levantado junto aos pesos da aula de musculação, mas para ser colocado na tigela. Por se tratar de uma fruta que repõe as energias gastas nos exercícios, o açaí ganhou força no cardápio de quem faz atividades físicas.

Os benefícios são notados em sua própria cor. O tom arroxeado se deve à antocianina – substância antioxidante que melhora a circulação e protege contra a gordura nas artérias. A antocianina também influencia na tonalidade da berinjela, da beterraba, da amora, da framboesa, de certas espécies de uva e até do morango.  

Para quem busca um antioxidante efetivo, então, o açaí é excelente sugestão. Além da antocianina, a fruta é fonte de vitamina E, que retarda o envelhecimento e previne alguns tipos de câncer.

Melhor depois da atividade física
De acordo com a nutricionista Viviane Fogaça, de São Paulo, a lista de vantagens do açaí é extensa. A fruta traz gorduras boas, proteínas, vitamina C, vitamina B1, cálcio e potássio.

Com tudo isso, no entanto, não adianta virar uma tigela inteira antes do exercício e achar que você vai ter energia para levantar as anilhas mais pesadas da academia. A nutricionista recomenda o consumo apenas depois da atividade física. “É que a mistura desses nutrientes com as fibras da própria fruta leva a uma digestão lenta”, explica. “E isso deixa os movimentos do corpo mais pesados para o exercício.”

Há pessoas, porém, que fazem exercícios para perder peso. Se esse for o seu objetivo, é preciso outro tipo de cuidado, pois o alimento é muito calórico. Para se ter uma noção, cem gramas de açaí contêm 240 calorias.

Assim, os recipientes de 400 gramas – muito encontrados nas lanchonetes – trazem quase metade das necessidades calóricas diárias de uma pessoa. “Considerando acompanhamentos como granola, banana e xarope de guaraná, a quantidade de calorias é maior ainda”, diz a nutricionista.   

Novos acompanhamentos
Os fãs da fruta têm, no entanto, uma opção: em vez de comer o açaí na tigela, o melhor é consumir seu suco. É que, diluída em água, a fruta (ou a polpa) torna-se menos calórica. “E mesmo assim não perde seus benefícios, como o de ajudar na redução das taxas de colesterol ruim”, diz a nutricionista.

Outra ideia é substituir os acompanhamentos tradicionais pela aveia em flocos. Segundo Viviane, isso faz o corpo absorver menos açúcar da fruta. A nutricionista recomenda ainda o uso de água de coco no suco, no lugar da água comum. “A água de coco auxilia na reposição de elementos perdidos no suor que são importantes no funcionamento do organismo, como potássio, sódio e magnésio.”
Fonte: Custom Editora - Terra

quinta-feira, 9 de junho de 2011

VÍDEO PROMOCIONAL DO ENDURO BAIANO

Esse vídeo traz um pouco da sensação de quem participa de uma prova de Enduro a Pé. Venha participar você também dessa aventura.
Solicite a sua participação no e-mail do grupo para receber mais informações, através do endereço endurobaiano@gmail.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ENDURISTAS NO RUNNING DAVENTURA

 Aconteceu no domingo passado (29/06/2011) o RUNNING DAVENTURA, que foi um evento que congrega duas competições em uma: a corrida de aventura e corrida cross-country, onde praticantes do Enduro a Pé e que fazem parte do Circuito ENDURO BAIANO, participaram das duas competições. Na categoria cross-coutry 5 km - Hilda Rocha (13ª colocada no geral) e na de 8 km - Sônia Aquino (24ª colocada no geral), que são da Equipe Fênix. Na categoria corrida de aventura 42 km - Mauro Chagas da Equipe Companheiros de Aventuras e na categoria trekking 10 km - a galera da Equipe Xuxu com Milho Verde. 
A dupla Mauro (Companheiros de Aventuras) e Elson (Mural de Aventuras)
click na foto para ampliar

Sônia Aquino (camiseta rosa nº 316) da Equipe Fênix
click na foto para ampliar

quarta-feira, 1 de junho de 2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011

RUNNING DAVENTURA 2011

Acontece nesse domingo (29/05/2011) o RUNNING DAVENTURA, que é um evento esportivo que congrega duas competições em uma: a corrida de aventura e a corrida cross-country, realizada em ambientes urbanos, rurais e naturais, com terrenos  diversificados. Faça um vôo virtual pelo RUNNING DAVENTURA 2011 nesse vídeo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Filme do Mural de Aventuras

Esse filme foi feito pelo pessoal do Mural de Aventuras, onde apresenta aos ciclistas o CTM-Paralela. E quem quiser participar, é só aparecer as terças-feiras lá na Paralela. O link do Mural de Aventuras, encontra-se na página Link do nosso Blog.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pedra Fundamental



Venham participar, quarta próxima haverá outra.